22 maio 2011

AA diz que revista Veja presta um desserviço aos dependentes de álcool

Vício

É preciso dar mais do que doze passos

Um estudo conclui que, sozinho, o método preconizado pelos Alcoólicos Anônimos para livrar dependentes da bebida tem pouca eficácia.

"SÓBRIOS SÓ POR HOJE"
O tratamento do AA baseia-se no apoio de outros dependentes e na força de vontade, exercício que tem de ser diário


AA diz que revista Veja presta desserviço aos dependentes de álcool

A carta abaixo foi escrita por um membro de AA e enviada à “Veja” em resposta a absurda reportagem sobre os Alcoólicos Anônimos publicada nesta semana:

“Pasmados! Sim, pasmados com a publicação da matéria com o título “É Preciso Dar Mais Do Que Doze Passos”!

Primeiramente, a chamada de página “VÍCIO” está errada, porque o alcoolismo - segundo também a Organização Mundial de Saúde (OMS) - é uma doença física e não simplesmente um vício.

Surpresos, também, pela Irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA) não ser ouvida e fazer parte da reportagem, como manda a ética jornalística de se ouvir as partes envolvidas.

O que se constata é uma crítica infundada a AA, totalmente desprovida de bom senso. Os 257 dependentes de álcool enviados ao AA, evidente que poucos resultados apresentariam, comparecendo ao menos uma vez ao mês.

3 comentários:

  1. É sr. Luis Gustavo nessa vida é sempre assim:
    pessoas para por a mao no arado são poucas mas
    para se criticar são muitas.
    A veja tem olhar aquilo que se conseguiu com os A.A. salvar a vida dessas pessoas escravas do alcoolismo, famílias destruídas pelo vicio.
    Ora se esse trabalho e de pouca valia, deve-se então tirar a revista de circulao pois diversas reportagens sobre corrupção;escandalos e outras notícias denúciativas de nada adiantaram para resolver os nossos problemas.
    Quanto a USP deveriam sim procurarem ajudarem esse grupo com pesquisas,soluçoes. e não só com criticas quem muito critica e sinal que não tem capacidade de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o Senhor, para ajudar pessoas que estão no alcoolismo é preciso ter consciência de que alcoolismo é uma doença grave que merece respeito e tratamento digno. Quanto a reportagem da Veja lamentamos muito que uma revista de grande circulação mas nem por isso com responsabilidade tenha a insensatez de colocar em dúvida o trabalho sério que o AA faz a anos tentando salvar vidas e famílias do sofrimento do alcoolismo.

    ResponderExcluir