03 maio 2011

Tratamento para Alcoolismo

 

- DESINTOXICAÇÃO - Isso implica abstinência de álcool para eliminá-lo completamente do organismo. Leva cerca de quatro a sete dias. Pessoas que passam pela desintoxicação normalmente toma medicações para prevenir delírios e outros sintomas da abstinência;
- MEDICAMENTOS - Alguns remédios são administrados para prevenir recaídas. Alguns reduzem o desejo de beber, bloqueando as regiões do cérebro que sentem prazer quando o álcool é consumido; outros causam uma reação física grave ao álcool, que inclui náusea, vômitos e dores de cabeça. Em 2004, a U.S Food and Drug Administration (FDA) aprovou um outro tipo de remédio, que suspende o desejo de beber atuando nos neurotransmissores do cérebro que são afetados pelo álcool..
- ACONSELHAMENTO - Sessões de aconselhamento e terapia individual ou em grupo podem auxiliar na recuperação do alcoólatra, identificando situações nas quais as pessoas podem ser tentadas a beber e encontrando meios de contornar esse desejo. Um dos mais reconhecidos programas de recuperação alcoólica é o Alcoólicos Anônimos (AA).  Nesse programa de doze passos, os alcoólatras em recuperação encontram-se regularmente para auxiliar uns aos outros durante o processo de recuperação. A eficácia desse programa varia , dependendo a gravidade do problema, dos fatores sociais e psicológicos envolvidos e do comprometimento individual no processo. Um estudo realizado em 2001 demonstrou que 80% das pessoas que passaram por um programa de 12 passos como o do AA, mantiveram-se abstêmios nos seis meses seguintes, contra cerca de 40% das que não passaram por nenhum programa. Estudos também demonstram que combinar medicações com terapia funcionam melhor do que qualquer um dos tratamentos de forma isolada. A medicação controla os desequilíbrios químicos que causam o vício de álcool, enquanto a terapia ajuda as pessoas a lutar contra a abstinência. Infelizmente, NÃO HÁ CURA PARA O ALCOOLISMO. Alcoólatras em recuperação devem trabalhar continuamente para prev enir uma recaída. No entanto, uma pesquisa 2001/2002 realizada pelo National Institutes of Health, descobriu que aproximadamente 35% dos alcoólatras adultos foram capazes de se recuperar completamente do seu vício. 
                                         
                                                     VALORES
Estima-se que o alcoolismo custe para os cofres dos Estados Unidos US$ 185 bilhões por ano em despesas médicas, crimes, perda de produtividade e acidentes, segundo dados do NATIONAL  INSTITUTE ON ALCOHOL ABUSE AND ALCOHOLISM (Instituto Nacional de Combate al Alcoolismo). 
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário