20 julho 2011

Alcoolismo - Drama dentro, luta fora !

ALCOOLISMO! UM DRAMA DENTRO, UMA LUTA FORA




Como já comprovado cientificamente e defendido pela organização mundial da saúde, alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e de efeitos fatais. O que leva o ser humano a desenvolver esta doença gravíssima que embora a sociedade não de muita importância é a segunda principal causa de morte no mundo!
Em 1998 a ONU fez uma pesquisa e descobriu que dentre as 159 milhões de pessoas que morreram por problemas mentais, destas os grupos foram divididos da seguinte forma;
58 milhões por depressão;
18 milhões por alcoolismo;
16 milhões por afetivos;
11 milhões por psicóticos;
06 milhões por drogas pesadas.

Já a faculdade de medicina da USP, estudou alguns dependentes químicos  e descobrir a Teoria da escala, e chegou a seguinte conclusão;
Aos onze anos,  a criança começa a usar álcool;
Aos doze anos, começa a usar o cigarro;
Aos treze anos, começa a usar maconha;
Aos quatorze anos, começa a usar cocaína.

Nos Estados Unidos, 50% de todas as crianças atendidas nos serviços psiquiátricos, vem de famílias de alcoólatras. E boa parte dos abusos cometidos contra crianças tem origem no alcoolismo.

Analisando as pesquisa é fácil de chegar a um entendimento que estamos falando de algo gravíssimo que afeta milhões de pessoas pelo mundo.
E o que leva as pessoas ao alcoolismo? Está pergunta tem diferentes formas de respostas. A pessoa pode desenvolver a doença gradativamente e quando der conta, já  é um dependente. Aqui se incluem os chamados bebedores sociais. E diga de passagem bebedor social não existe! O que poderíamos chamar de bebedor social seria aquela pessoa que bebe uma bebida alcoólica uma vez por mês! Passou daí já começa a se tornar arriscado, é claro que algumas pessoas conseguem controlar mais os impulsos causados pelo álcool!

Tenho visto muitas pessoas que bebem todo santo dia se intitularem como “bebedores sociais”. Não obstaste a isto ainda tem os outros fatores que levam pessoas já com certa idade ao alcoolismo;
Estrutura familiar: Entende-se má estrutura familiar, famílias que já trazem o quadro de alcoolismo os filhos tendem a ter o mesmo problema!
Miséria: Entende-se que não há nenhuma relação que a miséria pode levar a criminalidade ou as drogas. Entretanto pessoas que vivem na linha da miséria muitas vezes moradores de rua tende a serem mais suscetíveis ao álcool.
Má companhia: Cuidado pessoal se existe algo que não presta é o tal das más companhia. Assim já diziam os mais velhos. ”Quem com porcos anda, farelo come!”.
Curiosidade: A fato de ter curiosidade pode custar caro no futuro.
Depressão: Exemplo a perada de um ente querido, situação financeira etc.
Decepção:  Exemplo a perda do emprego, separação do cônjuge, ou a não conquista de “algo”.
Tudo isto que acabamos de ler são algumas das causas que levam as pessoas ao alcoolismo!

E agora vamos ver o que ocorre quando a pessoa se torna um dependente do álcool.
Quase que dispensa comentários, os personagens são diferentes mais as historias são sempre as mesmas. Internações psiquiátricas, cadeia, briga, problema com a família, problema com relacionamento, perda do emprego, risco iminente de morte contra a própria vida ou as dos outros, perda de controle sobre suas ações, o fundo do poço!!! E assim por diante!! Trágico!!!

E quando o dependente pela graça de DEUS aceita a doença e procura ajuda, seja através de internação ou terapia de grupo.
É muito difícil!! Mais é possível!!! Infelizmente o índice de recuperados são poucos. Mais quando um entra na fase do tratamento que será eterno já é motivo de muita felicidade para todos aqueles que lutam contra o alcoolismo. A síndrome da abstinência infelizmente causa alguns transtornos que nem sempre são controlável. Baixa alta estima, alteração brusca no senso de humor, problema de relacionamento, problema familiar, problema sentimental, problema com outros tipos de doença.  Alguns chegam à loucura, outros cometem suicídio! Vocês lembram do titulo deste pequeno artigo?
ALCOOLISMO!  UM DRAMA DENTRO, UMA LUTA FORA!  Sim este é o titulo muito sofrimento antes, durante e depois!! Uma luta sem fim! Você que me deu o prazer de despendi ar o seu precioso tempo para ler este simples artigo pense bem nisto. Não abuse da sorte, evite o álcool, o que pode ser bonito hoje amanhã será terrível. E se conhece alguém que vive este drama, lembre-se é um portador de uma doença, por tanto tem que ser tratado como tal. Ajude-o!!
Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário