14 julho 2011

Assumir o alcoolismo - Primeiro passo para a LIBERDADE



Eu sabia que era um alcoólatra por um longo tempo, ou ao menos tive problemas reais com o abuso de álcool, mas na verdade não queria tratá-lo. Por que isso? Se eu não tivesse perdido o suficiente? Eu não acredito que era uma doença terminal? Olhando mais de perto, porque eu iria querer parar de fazer algo que estava tratando tantas outras doenças que eu tinha? O álcool não era o meu problema, era a minha solução. Tratar meu alcoolismo significaria abandonar a única coisa que realmente me deu algum prazer na vida.
Não até que a dor de beber, as conseqüências da auto-ódio, alcoolismo, depressão e tantos outros efeitos colaterais ruins, superado o medo de tentar a vida sem ele, eu estava indo para a mudança. Não até que os riscos eram tão grandes, a minha vida e eu olhei para a face da morte, eu estava mesmo disposto a tentar uma forma diferente de vida. E mesmo assim teve várias tentativas. Então como é que vamos tratar o alcoolismo?

Se você quer parar de beber e começar a tratar o alcoolismo, em algum momento você vai ter que parar de beber. Eu sei que parece óbvio, mas isso é apenas a maneira que ele funciona. Eu gosto de dizer, "há duas coisas que um alcoólatra odeia; como são as coisas e mudar." Isso parece ser um enorme dilema e uma que me impedia de obter ajuda para muitos anos. Mas tratar o meu alcoolismo começou com um passo gigantesco, admitir que precisava de ajuda para fazê-lo. Mas pedir ajuda significa que eu sou impotente perante a bebida? Isso mesmo! E isso é um passo crucial no início de recuperação! É preciso entregar a ganhar!

Admitindo que eu precisava de ajuda externa para parar de beber foi o primeiro grande marco no meu caminho para a recuperação. Acredite, eu tentei tudo o resto. Quero dizer, afinal, eu era um cara bem inteligente? Certamente eu poderia descobrir como parar de beber. Gostaria pesquisar na internet "o alcoolismo, a recuperação, como parar de beber" (talvez isso é como você encontrou este site!), e tentar parar de beber por minha conta. Mais só isso não basta ! Eu precisava de algo que incluísse outras pessoas, afinal, os relacionamentos também faziam parte do meu problema.

Portanto, admitir que precisam de ajuda, que eu não posso fazer isso sozinho, foi o primeiro passo no tratamento de meu alcoolismo. O passo seguinte foi ... bem, começando tudo de novo como eu percebi o mundo e meu lugar nele. Por anos eu pensei que talvez o meu alcoolismo foi causado por algum problema emocional profundo, talvez alguma coisa aconteceu para mim como uma criança, eu não estava ciente. Então eu procurei aconselhamento e compartilhei experiências eu pensei o que pode ter contribuído para o meu alcoolismo. Minha primeira várias viagens para a reabilitação fosse eu pensando que eu tinha que ir a algum problema enraizado ou evento traumático que me levou a tornar-se um alcoólatra, permitindo-me a tratá-la efetivamente.
Meu pensamento era, se eu posso ir para a raiz do problema, eu seria curado e podia beber normalmente. O que eu descobri foi, uma vez que eu sou alcoólatra, sempre serei alcoólatra. Eu bebi para o efeito produzido pelo álcool. Período. Então, eu tinha de começar o meu tratamento do alcoolismo. O que significava, aprendendo a lidar com a vida em condições de vida, sem auto-medicação.

Como qualquer outra doença terminal, se não for tratada, o alcoolismo nos matará. Simples assim. Há um ditado que se passa em torno de recuperação: se não for tratada o alcoolismo leva a três coisas: prisões, instituições ou morte. Antes de se entender o alcoolismo como uma doença, isso era visto como um defeito moral, que enviou mais alcoólatras crônicos para as instituições. O processo de tratamento do alcoolismo está se tornando hoje mais compreendida. Com programas de tratamento, a doença do alcoolismo está cada vez mais levado a sério pela grande mídia e pelas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário