21 setembro 2011

Curiosidades do Álcool

Dados Científicos





Curiosidades sobre o álcool

O álcool (etanol) é uma molécula pequena, solúvel em água e absorvido lentamente pelo estômago e rápidamente pelo intestino. Bebidas alcoólicas são fontes importantes de energia – meio litro de uísque contém 1650 kilocalorias e seis pints (um pintcorresponde a 500 ml) de cerveja contém 500 kilocalorias. A necessidade calórica diária de um homem é em torno de 3300 kilocalorias e de uma mulher em torno de 2200 kilocalorias (isto para indivíduos com atividade física moderada).

A
 absorção do etanol depende de vários fatores. Ela é mais rápida quando o estômago está vazio e a concentração de álcool por volta de 20 a 30%. Logo, bebidas com teor alcoólico ao redor de 20% aumentam a concentração de etanol no sangue mais rapidamente do que cerveja (com concentração de 3 a 8%), enquanto o uísque (concentração de 40%) reduz o esvaziamento gástrico e inibe a absorção de etanol.
Os alimentos, especialmente aqueles ricos em carboidratos, retardam a absorção. A concentração de álcool no sangue pode não atingir um quarto daquela obtida numa ingestão com estômago vazio. Os efeitos prazerosos do álcool são mais facilmente atingidos quando o álcool é consumido em refeições, ou quando diluído, no caso dos destilados. O etanol é livremente distribuído pelos órgãos (por ser solúvel em água) e o coração, cérebro e músculos estão sujeitos às mesmas concentrações que a do sangue. A exceção é o fígado, que fica exposto à concentrações maiores, já que recebe o etanol absorvido do estômago e intestino.
Muito pouco do álcool é retido no tecido gorduroso do organismo, pelo fato de não ser solúvel em gorduras. Logo, as concentrações nos tecidos e sangue são maiores nas mulheres, já que elas têm mais tecido subcutâneo - rico em gorduras - e menor volume de sangue, comparado aos homens. Mulheres também podem ter níveis menores de desidrogenases, enzimas que metabolizam o etanol.

A
ssim, as concentrações de álcool variam com sexo, idade, tamanho, fase do ciclo menstrual, ingestão prévia de etanol, concomitância do consumo com alimentos e com uso de fármacos.


Título original: ABC of alcohol: Alcohol in the bodyAutores: Alex Paton



Nenhum comentário:

Postar um comentário