16 setembro 2011

Grupo Inquérito e vídeo contra o Alcoolismo


OS VERSOS DO GRUPO INQUÉRITO CONTRA O ALCOOLISMO




Enquanto o videoclipe é exibido, 14 pessoas morrem, no mundo, vítimas de problemas ligados ao álcool. Por isso, pensando em fazer Mudança – título do terceiro álbum – o grupo Inquérito, da região metropolitana de Campinas, lança o videoclipe “Um Brinde”, da música de mesmo nome. O que seria apenas um lançamento audiovisual para entretenimento transformou-se numa campanha contra o alcoolismo.
Pelos momentos marcantes que aconteceram as filmagens é que o grupo se engajou na luta contra o alcoolismo. Eles lembram de fatos curiosos como a gravação numa casa noturna, onde as pessoas não entendiam o porque das filmagens e pediam para ser fotografadas, sempre segurando drinks e bebidas, um acidente na estrada, enquanto se dirigiam para as locações e o cenário encontrado no pátio dos carros batidos: vestígios de sangue, pele e cabelos em alguns dos carros. Tais cenas, que não vem nas imagens do clipe foram o que impulsionaram a campanha mundial. “Não poderíamos apenas fabricar um material de entretenimento. Tínhamos um compromisso, principalmente depois disso tudo”, pontua Renan, que faz questão de lembrar também que um dos figurantes da produção é um ex-carnavalesco da cidade de Nova Odessa que já teve problemas com o álcool.
O grupo tece versos que duram três minutos e apresentam filmagens numa usina de cana no interior de São Paulo, num pátio de carros batidos e em bares. O clipe foi dirigido por Vras77, que já fez, também, o outro videoclipe do grupo “Mister-M”.
Através do telefone e da internet, o grupo conseguiu articular mais de 170 pontos para exibir o clipe, de norte a sul do país, sem falar em cinco pontos no exterior, nos países: Guiné Bissau, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Londres. “Criamos nossa própria campanha, que se tornou mundial através da divulgação via internet”, afirma o MC do grupo, Renan Inquérito.
Contudo, a  repercussão da canção começa antes da campanha ser idealizada e já rendeu ao grupo a inserção num roteiro de um curta-metragem produzido em Ilhéus, por estudantes que abordaram prostituição e alcoolismo num trabalho escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário