13 outubro 2011

Álcool e Medicamentos - Mistura Pode Ser Fatal


Remédios: cuidado com combinações

Elas são a principal causa de intoxicações no país. Saiba quais são as misturas mais perigosas e previna-se.
A combinação indevida de medicamentos com outros remédios e substâncias é a principal causa de intoxicação no Brasil. Para ajudar você a se prevenir, nós preparamos uma lista com as combinações que mais acontecem, mas que devem ser evitadas a qualquer custo.

O álcool leva pelo menos doze horas para deixar de afetar o organismo
Antiparasitários + Álcool - dores de cabeça, taquicardia, náuseas e sudorese. Em casos extremos, pode desencadear convulsões.
Recomendações: os tratamentos contra parasitas são curtos mas a interação pode acontecer mesmo se você ingerir pequenas doses de álcool. Depois do tratamento, é preciso esperar 24 horas até que o medicamento seja eliminado do organismo.
Paracetamol + Álcool = utilizada com frequência, a mistura pode lesionar o fígado, e o uso recorrente das duas substâncias pode ser fatal. Tanto o álcool como o paracetamol (presente em analgésicos) são metabolizados no fígado e, em combinação, produzem um resultado altamente tóxico.
Recomendações: Não existe idéia mais equivocada do que tomar um comprimido de paracetamol para curar a dor de cabeça de uma ressaca. É recomendável esperar, no mínimo, seis horas para ingerir qualquer bebida alcoólica depois do analgésico.
Calmantes + Cafeína - dependendo das doses de remédio e de cafeína ingeridas, os efeitos do calmante são anulados. Em geral, o nível de stress do paciente aumenta ao perceber que o medicamento não faz efeito.
Recomendações: espere entre oito e doze horas para ingerir cafeína, mesmo em doses pequenas.
Calmantes + Álcool - diminuição da frequência da respiração e pode ocorrer até mesmo parada respiratória. Um potencializa a ação do outro se administrados conjuntamente.
Recomendações: é preciso esperar doze horas até que o princípio ativo do tranquilizante tenha deixado o organismo para consumir bebidas alcoólicas. Ou aguardar doze horas depois de ingerir álcool para tomar o medicamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário