17 janeiro 2012

Alcoolismo durante a gravidez

17-01-2012




Saúde
Socióloga alerta sobre riscos da bebida alcoólica durante a gravidez 


Luanda - A socióloga Maria Fernanda Nguenda condenou hoje, terça-feira, em Luanda, o facto de muitas grávidas consumirem bebidas alcoólicas, pondo em risco a sua saúde e a do seu bebé.
 
Em declarações à Angop, Maria Nguenda referiu que o álcool quando ingerido por excesso faz mal a qualquer pessoa, as gestantes pior ainda, porque prejudica o bebé, em muitos casos causando má formação do feto.
 
Segundo a académica, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas constitui um verdadeiro problema de saúde pública no país, sendo responsável por doenças evitáveis e mortes prematuras.
 
Maria Nguenda acrescentou ainda que o consumo de bebidas alcoólicas está também a prejudicar o desempenho dos funcionários nos locais de trabalho, facto que influencia negativamente no processo de desenvolvimento económico e social em curso no país.
 
A socióloga acrescentou ainda que as mulheres são mais susceptíveis a danos nos órgãos, relacionados com o consumo de álcool e a traumas resultantes de desastres rodoviários e violência inter-pessoal.
 
Os maus tratos físicos ocorridos em alguns lares da sociedade têm sido igualmente associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
 
Por essa razão, defendeu a necessidade de criação de programas de combate deste mal, que pode influenciar negativamente o futuro de uma sociedade.  


I R R E S P O N S A B I L I D A D E

Nenhum comentário:

Postar um comentário