21 março 2012

Alcoolismo e " apagões "


Alcoolismo/Álcool

O uso do álcool pode causar esquecimentos ou demência?


É muito comum o que chamamos de "blackouts" durante o período de intoxicação alcoólica. Black-out é uma alteração de memória, num determinado período de tempo, na qual a pessoa não consegue se lembrar do que fez, ou o que ocorreu. Isto ocorre porque o álcool tem uma ação numa área especifica do nosso cérebro, que esta relacionada com a memória, denominada hipocampo. E' por isso que em dependentes graves de álcool pode ocorrer um fenômeno denominado demência alcoólica, doença na qual a pessoa perde a capacidade de retenção de informações recentes.

Estes "apagões" geralmente acontecem quando a pessoa faz uso de uma quantidade de bebida alcoólica acima do que consideramos "beber de baixo risco". Um homem pode beber, por dia e por ocasião, ate' no máximo dois drinks. Isso equivale a duas doses de vinho de 150 ml, duas latas de cerveja de 350ml, ou duas doses de 50ml de destilado (por ex. uísque). A mulher, por apresentar característica metabólicas diferenciadas, pode beber metade desta quantidade.

Pesquisas demonstram que as pessoas que fazem uso de álcool acima desta quantidade, mais freqüentemente apresentam problemas relacionado ao uso, mesmo que não sejam dependentes. Estes problemas são de ordem social (perda de emprego, por ex.), familiar (conflitos conjugais), física (por ex. gastrites, doenças hepáticas) e psíquicas (por ex. dependência, depressão).

Ter estes 'apagões' não significa necessariamente estar dependente do álcool, mas indica o início de problemas decorrente do uso do álcool e um possível uso nocivo. As pessoas que apresentam este problema devem consultar um médico para que se faça um diagnóstico correto.

Dr. Cláudio Jerônimo da Silva UNIAD/Depto Psiquiatria UNIFESP/EPM

UNIAD

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário