21 março 2012

Alcoolismo e câncer do pulmão


Abuso de álcool pode causar câncer de pulmão

O consumo abusivo de álcool pode estar relacionado a um maior risco de desenvolver câncer de pulmão, segundo estudo apresentado durante o Encontro Anual do American College of Chest Physicians, que reúne médicos especializados no sistema cardiorrespiratório.
Segundo o estudo, o risco foi maior entre homens negros e mulheres asiáticas. Para o estudo, foi utilizada uma base de dados de 126.293 pessoas. Os dados foram coletados entre 1978 e 1985 e os participantes acompanhados até 2008. O objetivo dos pesquisadores era determinar o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão em relação ao fumo, consumo de álcool, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC) e níveis educacionais.
Do total, 1.852 pessoas desenvolveram câncer nesse período. Os resultados mostraram que o hábito de fumar continuava sendo o fator de risco mais relacionado ao surgimento da doença. Apesar disso, o consumo abusivo de álcool, considerado a partir da ingestão de mais de três doses por dia, também aumentou o risco para câncer de pulmão.
“Variações genéticas entre diferentes grupos étnicos podem explicar esse risco elevado de câncer de pulmão. A exposição a fatores ambientais e dieta também podem influenciar o risco de desenvolver a doença”, disse Stanton Siu, do grupo de planos de saúde Kaiser Permanente, na Califórnia. “Não vimos uma relação entre o consumo moderado e o desenvolvimento do câncer. Então, parece mais provável que homens de meia idade e outras pessoas que bebem moderadamente tenham uma proteção contra o risco de câncer de pulmão”, afirmou Siu.
Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário