05 maio 2012

Alerta - Alcoolismo e Câncer

fonte : Saútil.com.br



Pesquisa relaciona câncer e álcool


O consumo abusivo de bebidas alcoólicas aliado ao tabagismo contribui muito para o surgimento de tumores 

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, apontou que 18% dos homens com câncer atendidos na unidade assumem ter mantido durante a vida, ou ainda manter, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Participaram da pesquisa 12,5 mil pacientes do sexo masculino. Eles foram atendidos na unidade entre agosto de 2008 e fevereiro de 2011.
Embora o cigarro seja a principal causa de doenças na região da cabeça e do pescoço, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas também contribui para o surgimento destes tumores, principalmente quando associados ao tabagismo. Semanalmente, o Instituto recebe de 5 a 10 novos casos de câncer nesta região do corpo.
A doença pode ser evitada com medidas simples, como não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e dar preferência a alimentos como frutas, verduras e legumes crus.  Também é importante que as pessoas se habituem a examinar a boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos. Além disso, cuidar da higiene bucal e visitar o dentista periodicamente, podem ajudar a realizar a detecção precoce de um câncer. Vale ressaltar que qualquer alteração que não melhore, como aftas que não cicatrizam, sangramentos que não passam sozinhos ou dor de garganta que persista por mais de 14 dias é motivo para uma visita ao médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário