21 dezembro 2012

Medo de Álcool !

por : Patricia Maldonado

Medo de álcool!

Oi, gente!
Sempre que alguém me pergunta qual é o meu maior medo quando penso no futuro das minhas filhas, eu respondo sem pestanejar: meu medo é do álcool.
Claro que eu tenho medo que elas se envolvam com amizades erradas, com namorados perigosos, com drogas. Mas o álcool, ultimamente pelo menos, vem antes disso tudo.
Fico besta de ler notícias, cada vez mais freqüentes, de adolescentes (quase adultos) que morrem em viagens ou em repúblicas por causa do excesso de álcool. E nessa época de festas de final de ano, isso se torna ainda mais comum.
E fico mais chocada ainda quando algum amigo me conta alguma história como a que eu vou contar pra vocês agora.
Meu amigo em questão tem um filho que acaba de completar 13 anos. O adolescente disse ao pai que tinha uma festa de um vizinho no salão do prédio em que eles moram. O pai autorizou o filho a ir  festa as 19h e voltar as 23h, já que a festa era dois andares abaixo de casa e ele conhecia os pais do aniversariante - que garantiram que nenhum menor seria servido com bebidas alcóólicas. Só que as 22h o menino e um amigo entraram no apartamento do meu amigo correndo e foram para o quarto. O pai estranhou e foi atrás. Ao abrir a porta, cheiro de vômito e álcool. Não deu outra: o amigo do filho dele tinha bebido muito e passado mal, por isso eles voltaram para a casa. Mas como eles tinham bebido se os pais do aniversariante garantiram que não teria álcool para menores de idade na festa? Simples! Eles disseram que bebiam restos dos copos que os adultos deixavam nas mesas. Resultado: um porre, ressaca e um castigo daqueles.
O que fazer pra isso não acontecer? Conversar, conversar e conversar sempre. E isso resolve? Claro que não! O adolescente pode querer experimentar a sensação de se embriagar mesmo assim. E eles tem essa vontade cada vez mais cedo.
Fico preocupada, embora faltem muitos anos pras minhas filhas me darem esse tipo de trabalho. Sei que até lá outros medos vão me afligir, mas essa é hoje uma das principais causadoras das minhas rugas e cabelos brancos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário