05 março 2013

50 mil mortes/ano na França por causa do alcoolismo

fonte : Globo News

Edição do dia 04/03/2013
04/03/2013


ABUSO NO CONSUMO DE ÁLCOOL MATA 50 MIL FRAN

CESES POR ANO

Pesquisa mostra que ingestão de bebida alcoólica pelos franceses é cinco vezes maior que o recomendado. Álcool é causa de 13% das mortes entre homens na França.


Não é novidade que os franceses sabem apreciar um bom vinho, mas uma pesquisa feita na Europa revela que isso pode ser também um grande problema. A partir dos 15 anos de idade, os franceses ingerem 27 gramas de álcool diariamente, cinco vezes mais do que o recomendado. Porém, muitos nem se dão conta do abuso porque não tomam tudo de uma só vez.
De modo geral, vão bebendo aos poucos: uma taça no almoço, outra no jantar, uma cervejinha ou um uísque no fim do expediente. Esses intervalos relativamente longos entre os drinks evitam o efeito da embriaguez, o que gera uma falsa impressão do consumo moderado, quando na verdade os consumidores frequentes exageram sem perceber.
O estudo divulgado pelo Jornal Europeu de Saúde Pública mostra que o excesso de bebidas alcoólicas mata por ano 50 mil pessoas, e desse total três quartos são homens. Os principais responsáveis pelos óbitos registrados em decorrência de problemas ligados ao abuso do álcool são os casos de câncer, doenças cardiovasculares, cirrose, sem falar nos acidentes e nos suicídios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário