29 janeiro 2014

QI Médico com Moacyr Scliar

fonte : Revista Seleções Reader's Digest



Para não ter problemas com o álcool
Como alguém pode se dar conta de que corre risco de dependência alcoólica?
O consumo de álcool no Brasil é muito elevado, segundo vários levantamentos, e ultrapassa 10% da população. O problema é mais frequente entre homens e nas regiões Norte e Nordeste. Um dado preocupante é o alto consumo de álcool entre adolescentes. Para que a pessoa possa fazer algo a respeito, a primeira medida é reconhecer o problema. Muita gente simplesmente nega que consome álcool em excesso. Para despertar a consciência, um teste muito simples foi desenvolvido pelo Dr. John Ewing, especialista em Alcoolismo na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
O teste é conhecido pela sigla CAGE, que, em inglês, quer dizer “gaiola”. A expressão é formada pelas iniciais de quatro palavras-chave: cut, cortar; annoyed, aborrecido; guilty, culpado; e eye, olho. As quatro palavras aparecem em perguntas:
  1. Você alguma vez pensou em cortar (cut) a bebida?
  2. Alguém já o deixou aborrecido (annoyed) ao criticar o modo como você bebe?
  3. Alguma vez você se sentiu culpado (guilty) pelo jeito como você bebe?
  4. Você costuma beber logo de manhã cedo para se acalmar ou para diminuir o efeito da ressaca, “abrindo os olhos inchados” (eyes)?
Mais de duas respostas afirmativas sugerem risco de abuso ou dependência. Procure ajuda imediatamente.

LEMBRE-SE que a motivação e o desejo de abandonar a dependência do álcool tem que começar por você, sem isso é impossível alguém ajudá-lo. 

" NUNCA ABANDONE UM DEPENDENTE, VOCÊ PODE SER A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE ".
Misael Barboza



Um comentário:

  1. Nesse caso Alcoólicos Anônimos possui um questionário para autodiagnóstico... http://jornalhajafigado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir