09 março 2014

Bebedeira casual é pior do que beber com moderação todos os dias

fonte : VEJA Saúde - 03/03/2014


Risco de morte associada ao álcool é maior no primeiro caso, mesmo que a quantidade total de bebida consumida no mês seja a mesma


Exagerar na bebida alcoólica de vez em quando é mais perigoso à saúde do que beber todos os dias, mas moderadamente – mesmo que a quantidade média de álcool ingerida em um determinado período seja a mesma em ambos os casos. Essa é a conclusão de uma nova pesquisa da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, que será publicada na edição de maio do periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research
De acordo com os pesquisadores, isso mostra a importância de focar nos padrões de consumo de bebida alcoólica mais do que na quantidade de álcool que uma pessoa ingere em uma semana ou em um mês, por exemplo. “Episódios de consumo exagerado de álcool estão cada vez mais sendo reconhecidos como um importante problema de saúde pública”, diz Charles Holahan, professor de psicologia e coordenador do estudo.
A pesquisa se baseou em dados de um estudo feito ao longo de vinte anos sobre o consumo de bebida alcoólica e os problemas associados a ela. Ao todo, foram avaliadas 446 pessoas de 55 a 65 anos que consumiam álcool moderadamente, sendo que 74 delas exageravam na dose de vez em quando. E, segundo os resultados, foi esse grupo que apresentou um maior risco de morte ao longo do período do estudo.
“O risco de mortalidade aumentou entre adultos que têm episódios de consumo exagerado de bebida, mesmo se a média de ingestão de álcool deles é moderada”, diz Charles Holahan, professor de psicologia na Universidade do Texas em Austin e coordenador do estudo. “Essa conclusão demonstra que, entre pessoas com mais de 50 anos, os padrões de consumo de bebida devem ser considerados junto com a quantidade de álcool ingerida para entender os efeitos da bebida sobre a saúde.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário