13 setembro 2014

FÍGADO x ÁLCOOL



FÍGADO X ÁLCOOL 

Certamente você deve conhecer alguns efeitos devastadores causado pela ingestão do excesso de álcool. Além dos acidentes, brigas e outras causas sociais, no âmbito da saúde humana, o álcool é um dos agentes causados da hepatite, podendo posteriormente desenvolver a cirrose.

O tipo de hepatite causada pelo álcool é bem especifico, se chama hepatite alcoólica, que é uma síndrome inflamatória progressiva do fígado que pode não apresentar sintomas em alguns casos mais simples, mas em geral, estes são: hepatomegalia, febre subaguda, leucocitose e manifestações de hipertensão. Já a cirrose é um dano permanente no órgão. Vale lembrar que as mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool que os homens, isso porque o corpo masculino contém mais água que o feminino, o que facilita sua dissolução e aumenta a resistência a este. De todos os tratamentos disponíveis, o mais eficaz e que deve ser tomado em primeira mão é parar de beber.



2 comentários:

  1. Que horror, quando penso que fiquei 14 anos destruindo meu organismo chego a me deprimir.

    ResponderExcluir
  2. Não deveria pois é uma vencedora. Alcoolismo é doença que não tem cura e sim tratamento. Ou seja, nós que tivemos problemas com álcool devemos nos orgulhar de ter conseguido vencer essa patologia grave. Sempre lembrando que jamais devemos nos considerar ex-alcoólatras mas sim alcoólatras em abstinência pois uma simples dose coloca tudo a perder novamente. Obrigado e um grande abraço !

    ResponderExcluir